Pesquisar neste blogue

terça-feira, 24 de novembro de 2009


Retrato feito com lapís de grafite e papel canson.

Modelo: Inês Adriana ,a minha irmã.

Comentario: retrato de uma criança com um ar doce , meigo e inocente, com roupa desportiva que mostra o lado casual e simples do dia a dia de uma criança, das brincadeira as correrias de um lado para o outro, o andar a vontade, o ser livre de tudo e de tudos. o momento de aprendizagem, a curiosidade.

Artista: Renato Miguel Marques da Silva

segunda-feira, 23 de novembro de 2009


Esta obra  feita em pastel da minha autoria vez me levar aos sentimentos do proprio Van Gogh, fez me sentir a sua propria loucura, a sua raiva, a sua angustia, fez me perceber que ele nao teve a vida facil como pintor pois ninguem percebi a sua forma de expressão de arte. A sua tecnica pode parecer facil visto pelos nossos olhos mas assim nao o é, pois tentar reproduzila nao foi tao facil como parecia, é uma tecnica que percisa de muita paciencia e muita pratica, contudo gostei de o fazer embora das dores de cabeça que me causou. no prencipio destestamos a nossa obra mas quando concluida gostamos dela pois foi feita por nôs.

terça-feira, 10 de novembro de 2009

Medo



Sensação de frio, arrepio, de susto, de incapacidade, de pavor, de terror, de desespero, o medo é uma sensação incapaz de se controlar aparece e desaparece devido a certos factores, aparece quando sentimos pavor, ou estamos assustados, e desaparece quando nos sentimos mais confiantes, protegidos ou amados, alguns dizem que o medo tem cheiro, dão o exemplo de quando estamos a frente de um cão eles conseguem perceber se estamos com medo devido ao nosso cheiro, por isso se for sair leve sempre chanel nº 5, se ficar confiante ninguém vai sentir que esta com medo, nem mesmo o cão, confiança e cabeça erguida é o que é preciso para vencer as dificuldades, se tiver confiante em si e pensar que é capaz vai conseguir realizar o seu projecto seja ele qual for mas se desanima logo perde o interesse e fica com medo do trabalho. Por isso coragem e confiança é o que é preciso neste mundo agressivo, desconfiado, vigiado e sem liberdade.


domingo, 1 de novembro de 2009

Lá vem o pao por deus !


Há quem diga que a tradição já não é o que era, mas em Portugal há tradições que ainda perduram. Uma dela é o Pão por deus que, ao longo dos tempos, tem passado de geração em geração. Na manhã do dia 1 de Novembro, dia de Todos os Santos, as crianças juntam-se em pequenos grupos e vão pedindo de porta em porta. O objectivo é sempre o mesmo, encher o saco, que antigamente era de pano, de guloseimas. Com o passar da manhã os sacos vão-se enchendo de rebuçados, pastilhas, gomas, línguas de gato, frutos secos, fruta e outras gulodices. Há mesmo quem ainda mantenha a tradição de fazer broas ou o tradicional Bolinho para dar, nesse dia, às crianças. Esta tradição está relacionada com uma das muitas tarefas agrícolas, a desfolhada, que ocorria algumas semanas antes do Dia de Todos os Santos. Nessa altura já havia farinha e a oferta do tradicional Bolinho ou das broas às crianças era uma forma de agradecer a toda a comunidade que tinha ajudado na descamisada do milho.